Botões por um mundo melhor

Eu sei que já reclamei muito aqui de celulares inconvenientes. Mas quero falar mais um pouquinho sobre eles. E sobre alguns outros eletrônicos também.

Quando eu compro um trequinho eletrônico novo, a primeira coisa que faço é configurá-lo para ficar do jeitinho que eu gosto. Não é preciso muito esforço pra saber como é esse jeitinho que eu prefiro, né?

A primeira coisa que faço é ensinar ao novo celular, novo tablet, nova câmera como desempenhar suas funções com o mínimo de ruído possível. Claro que não dá pra manter o celular o tempo todo no silencioso. Mas dá, por exemplo, pra tirar os sons de teclado. Já ajuda bem!

É muito irritante, num lugar silencioso, ouvir aqueles sons de teclinhas sendo apertadas num celular ou num tablet. Sem esses ruídos, dá pra mandar um sms ou conversar pelo whatsapp discretamente, sem incomodar o ouvido de ninguém, até numa igreja...

Joguinhos eletrônicos também podem ser usados sem som, gente! Tem coisa mais irritante que alguém jogando ao seu lado, num ônibus ou avião? Aqueles barulhinhos constantes ficam martelando na cabeça da gente. Eles só são divertidos pra quem está jogando. Para o resto da humanidade ao seu redor, é pura poluição sonora das mais chatinhas.

Por último, mais uma dica: todas as câmeras que não são aquelas profissionais enormes podem funcionar sem ruído! Aquele clique que imita o som das profissionais pode ser tirado, assim como os bips que algumas delas têm quando se usam os comandos do menu. Fotografar sem aqueles clics é bem mais discreto! O famoso fotógrafo Cartier-Bresson dizia que quando mais invisível o fotógrafo ficasse, melhores chances ele teria de fazer boas fotos. O equipamento silencioso ajuda bastante quem quer fotografar sem ser notado!

Pode parecer rabugice minha - e é, mesmo, de certa forma - mas se cada um contribuir um pouquinho reduzindo os ruídos de seus aparelhos, o mundo pode ficar um lugar mais agradável para todos.

 

agfa                                                     (Imagem: http://pixabay.com)

Comentários

  1. Haha! De fato aquele barulhinho de "click" do iPhone quando bate a foto é um mico... pra que né? Concordo com tudo, como sempre! O blog novo ficou lindo!! Beijos :-)

    ResponderExcluir
  2. Olá, Ana Maria!
    Adorei o seu blog... Parabéns....
    Eu tbém detesto todos os ruídos desnecessários disfarçados de aparelhos eletrônicos.
    Meu cel, câmera fotográfica, computador, note book, enfim, tudo é sem som... meus ouvidos agradecem... e de quem está ao meu lado tbém...
    O único som do meu cel é o toque mesmo, não tem jeito... mas é personalizado, com músicas sem vozes, só instrumentais, que já vem no aparelho mesmo, mas q ninguém usa... só que isso toca bem baixinho, volume ou ou dois, no máximo três... porque só eu é quem tem q ouvi-lo tocar...
    Vamos prosseguindo assim e ver se conseguimos mais adeptos para um mundo menos barulhento.
    Abraço!
    Mônica Chirosa

    ResponderExcluir
  3. Obrigada pela visita e pelas palavras generosas! Bom saber que não estou sozinha nessa luta! Volte sempre!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Bodleian Library

Jaculândia

Minha avó era blogueira?