Há bens que vêm para o mal?

Eu fiquei muito feliz quando vi que as calçadas da Avenida Paulista finalmente foram refeitas de modo a facilitar a vida dos pedestres: cimento lisinho, sem buracos ou protuberâncias traiçoeiras. Tem até faixa guia para deficientes visuais, coisa linda!
Mas com a calçada lisinha, apareceram outras ameaças aos pedestres: ciclistas, patinadores e skatistas também querem desfrutar das alegrias da calçada. E aí, pobres pedestres, acabou o sossego. A gente tem de andar por ali o tempo todo desviando dos apressados seres que andam sobre rodas pela calçada.
Nos fins de semana, é ainda pior, com mais ciclistas, patinadores e skatistas.
Além disso, canteiros, escadas, muretas e até hidrantes viram desafios para as manobras arriscadas de seres sobre patins e skates. A calçada transforma-se em pista de acrobacias e os pedestres têm de passar pelos cantos pra não ficarem sujeitos a algum acidente.
Acho justo que exista espaço para todos na cidade: ciclovias para os ciclistas e pistas para patinadores e skatistas. E nesse cenário, a calçada deveria ser o espaço de pedestres. Na calçada, sobre rodas, apenas cadeirantes.
De que adiantam as faixas para guiar deficientes visuais, nesse cenário de disputa pelo espaço das calçadas?
Não demora pra algueém ser atropelado ali, tamanha é a confusão nos fins de semana.
E aí, prefeito, vai esperar alguém ser atropelado na calçada pra tomar alguma atitude? Calçamento de primeiro mundo requer normas de uso de primeiro mundo!

Comentários

  1. hahaha parece que você viu o meu quase atropelamento no sábado passado. Skatistas. Eles chegam em bando do metrô... Uma loucura.
    Podiam cimentar ali embaixo do MASP para eles brincarem por lá.

    ResponderExcluir
  2. Fiquei impressionada com manobras e hidrantes! Que loucura! Será que há bem que vem pra mal mesmo?

    ResponderExcluir
  3. sempre passo pela paulista e tb pensei sobre essa questão. mas pelo que percebo, os skatistas que ali frequentam (e estão em maior número que ciclistas e patinadores) são educados e nunca percebi qualquer sinal de que um acidente poderia ocorrer. de certo modo, acho interessante e diferente a mistura, ao que parece, por hora, harmônica. mas a calçada não foi feita pra eles, de fato. acontece que os caras querem um lugar legal, com movimento de gente, que seja fácil de chegar, seguro. como conciliar os interesses? o espaço debaixo do masp, como disse a chris no comentário acima, tem um problema: a feira de domingo...

    ResponderExcluir
  4. É, mas tem bastante lugar pra construir uma pista pra skatistas e patinadores, né? Assim as calçadas poderiam ficar para pedestres e cadeirantes! Acidentes podem acontecer, e se chamam assim justamente por sua imprevisibilidade. Como skatistas e patinadores não estão simplesmente andando de um lado para o outro, mas sim fazendo manobras arriscadas, os acidentes são muito prováveis.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Bodleian Library

Jaculândia

Minha avó era blogueira?