Après moi le déluge

A frase que dá título a este post é atribuída ao rei Luís XV, que viveu na França entre 1710 e 1774. Pouco depois da sua morte, ocorreu a Revolução Francesa. A tradução da frase seria "Depois de mim, o dilúvio". Há quem diga que ela pode ter dois sentidos:

1. Depois de mim, o país vai virar um caos.
2. Depois que eu me for, o mundo pode virar um caos porque não me interessa.

Eu sempre entendi a frase mais no segundo sentido, e me lembro dela sempre que vejo certas barbaridades que acontecem pelo mundo...
Tenho a impressão de que a imensa maioria das pessoas não se importa nadinha com o que vai acontecer, desde que a sua parte esteja garantida. É uma espécie de auto-centramento doentio, que me irrita profundamente.
Ando tão cansada da falta de educação de grande parte da humanidade que às vezes tenho a impressão de que essa frase do Luís XV poderia ser uma boa descrição dos nossos tempos.
Acho que nos próximos posts vou me dedicar a dar exemplos de situações que poderiam ter o "Après moi le déluge" como legenda! Aguardem!

Comentários

  1. aiiiiiiiii, to aguardando ansiosa os causos sobre os "umbigocentrados"! heheh Eles me irritam MUITO!

    ResponderExcluir
  2. Jesus, séculos sem passar aqui!! e vc continua arrasando!! adoro ler suas reflexoes!
    beijosssssssssss

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Bodleian Library

Jaculândia

Minha avó era blogueira?