Eles venceram - por enquanto

Eu sempre tive dificuldade de me ver representada pela imensa maioria dos personagens de nossa classe política. Minha percepção é a de que vereadores, prefeitos, deputados estaduais, governadores, deputados federais, senadores e presidentes são invariavelmente aqueles homens de meia idade, com barrigas de prosperidade que se derramam sobre os cintos das calças de seus ternos. Carecas ou exibindo cabelos implantados (quase sempre tingidos), com todos os dentes brilhando na boca, esses homens me provocam uma sensação de aversão. Há algo de venal na maneira como olham, como falam, como se movem. Essa exibição de prosperidade e poder me parece obscena, ainda mais se consideramos o país em que vivemos.

Lembrando de um antigo manual de redação do tempo da escola, fiz um exercício de livre associação com uma foto recente desses seres:

 

IMG_0488


 

Por tudo isso ando um pouco triste. São eles que agora mandam de fato no nosso país. Estamos à mercê deles.

"Eles venceram e o sinal está fechado pra nós", diria Belchior.

Mas sempre há as exceções que me fazem sentir representada: a velha deputada de cabelos brancos, o deputado gay, a senadora negra. Nesses, sim, consigo me enxergar. É com eles que conto e é com eles que luto para chegar a novos tempos.

Comentários

  1. Silvana Moura Fagundes19 de maio de 2016 às 14:11

    Exatamente!!!!!!! Por enquanto!
    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Eu sempre tenho a impressão que eles não só não se importam mas que, mesmo quando eventualmente algum se importa, erram a mão por não fazerem idéia do mundo que não é esse que você descreveu: da prosperidade.

    ResponderExcluir
  3. O deputado gay. A deputada de cabelos brancos. A senadora negra. Ainda bem que tem eles.

    ResponderExcluir
  4. Verdade. Mesmo quando têm origem fora desse mundo, quando chegam lá, se esquecem de tudo.

    ResponderExcluir
  5. tá muito difícil mesmo ser feliz com essa representação política, ou falta de. :/

    ResponderExcluir
  6. Belchior diz que " sinal está fechado pra nós", mas Chico Buarque diz que "vai abrir, vai abrir"... #euacredito

    ResponderExcluir
  7. Totalmente de acordo, Ana. Mas incluiria também o Ciro Gomes, apesar do 'destempero'...

    ResponderExcluir
  8. Então, não quis falar nomes... Mas não boto muita fé não!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Bodleian Library

Jaculândia

Minha avó era blogueira?