Ela e eu (6)

Como eu havia previsto, aqui estamos nós, com um sexto capítulo da minha história com Maria Bethânia.

Foi assim: em agosto de 2016, recebi um e-mail informando que Bia Lessa estava preparando um livro de fotos de Bethânia e que ela pretendia incluir fotos minhas na edição. O volume seria uma espécie de fotobiografia da cantora, com imagens de vários momentos de sua história.

Fiquei, é claro, muito empolgada com a possibilidade de participar dessa homenagem! Mandei as fotos que me pediram, com as informações sobre as circunstâncias em que elas foram feitas. Depois assinei um termo de autorização para a publicação e pronto: só me restava esperar!

Em dezembro, a primeira imagem do livro apareceu no facebook da autora, Bia Lessa, e acendeu a curiosidade de todos... Mas foi só em janeiro que as livrarias finalmente colocaram à venda essa preciosidade:


(foto emprestada do facebook de Bia Lessa)


São mais de 350 páginas, com textos de Darcy Ribeiro, Josevanda Mendonça Franco, Maria Lúcia Monte e Jorge Mautner e muitas, muitas, muitas fotos!

Entre elas, estão três feitas por mim. Duas delas já tinham aparecido no cd e no dvd. São essas:


A terceira foto incluída foi tirada no Canecão, em 2005, numa das vezes em que fui assistir ao show "Tempo tempo tempo tempo" e eu costumo chamá-la de "Topografia de Bethânia":



Gosto muito desa foto e fiquei feliz demais em vê-la no livro!

A edição inclui muitas fotos de fãs e algumas de fotógrafos profissionais. Há muitas fotos de Thereza Eugênia, fotos icônicas de Bethânia que muitas vezes foram publicadas sem crédito, e agora finalmente estão identificadas no livro, fazendo justiça a uma fotógrafa de muitos momentos importantes da carreira de Bethânia. Uma ausência para lamentar é a das fotos de Marisa Alvarez de Lima, publicadas no esgotadíssimo livro Maria Bethânia, de 1981. Certamente a falta se deve a alguma impossibilidade de acordo editorial, mas é uma pena.

Enfim, ver meu nome ali, entre tanta gente boa, foi uma alegria enorme, sabendo que de alguma maneira ajudei a contar, em fotos, a história de Maria Bethânia. Um orgulho pra carregar pela vida toda.

Para terminar, quero dizer que quase coloquei no título desse post, depois do número 6, a anotação de que seria o capítulo final. Decidi, entretanto, não considerar que minha história com Bethânia esteja encerrada. Quem sabe o que o futuro nos reserva? :-) Vamos esperar que haja novos capítulos, mas por enquanto é só!

Comentários

  1. Monica Lopes Beltrame9 de janeiro de 2017 às 19:26

    Parabéns Ana! Suas fotos realmente são belíssimas.

    ResponderExcluir
  2. E por falar em história não encerrada, lembrei de Maria Bethânia cantando:

    "Você verá que é mesmo assim
    Que a história não tem fim..."

    ResponderExcluir
  3. Ana Oliveira, suas fotos são impressionantes como Bethânia ! Você mereceu !

    ResponderExcluir
  4. A Ana... que beleza seus relatos e a circunstancia de cada um deles. Bem que faz em não encerrar aqui esta série.
    Torcendo para novos encontros e seus compartilhamentos deliciosos.
    Clap, clap, clap, clap pra vocês duas.

    ResponderExcluir
  5. Obrigadinha, Claudio! E torça pra ter mais capítulos! :-)

    ResponderExcluir
  6. Grande, Ana!!! Claro que essa história não acaba aqui. Muitos e muitos capítulos ainda virão. Mnatenha sua cãmera sempre preparada. Suas fotos são preciosas. Parabéns!

    ResponderExcluir
  7. Espero - e torço - que venham muitos outros capítulos! E de preferência com essas fotos extraordinárias!

    ResponderExcluir
  8. Obrigada, Eduardo! Bom ver você por aqui!

    ResponderExcluir
  9. Ana os relatos são maravilhosos! Essa história não acaba aqui, está só começando... Câmera na mão e nos presenteie com mais registros "topográficos" com seu olhar fotográfico carregado de poesia, como você sabe bem fazer. Bjs.

    ResponderExcluir
  10. Obrigada, Jessica! Torça pra gente ter mais capítulos! E obrigada!

    ResponderExcluir
  11. Olá Ana,
    Entrei aqui por acaso. Estava eu no twitter buscando informações quando me deparei com umas fotos muito bacanas e resolvi entrar aqui - Psiulândia - para conferir. Belos textos, imagens maravilhosas e outras histórias legais (...). Parabéns pelo trabalho!!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Bodleian Library

Jaculândia

Minha avó era blogueira?