Ações práticas de feminismo

Eu li um post do Buzzfeed que achei interessante: 10 coisas que os homens podem fazer para apoiar o feminismo. Recomendo a leitura pra todos, homens e mulheres.

Pra mim, o texto me levou a pensar em algumas decisões que tomei já há algum tempo e que são parte da minha colaboração por um mundo mais justo para as mulheres. São as seguintes:

  1. Procuro sempre votar em mulheres. Claro que não deixo de lado o aspecto ideológico, mas, entre os candidatos que correspondem aos meus valores, escolho mulheres como destinatárias dos meus votos.

  2. Dou preferência para profissionais do sexo feminino, quando preciso de algum serviço. Quando preciso de médicos, por exemplo, primeiro busco por mulheres naquela especialidade. Ou dentistas. Ou fisioterapeutas. Ou qualquer outro serviço de que eu precise: primeiro mulheres.

  3. Remunero a minha faxineira com pagamento acima do valor que ela me pede.

  4. Enquanto trabalhava, sempre briguei por mais mulheres no ambiente de trabalho e tive mais orientandas que orientandos.

  5. Sempre que possível, aviso que não gostei quando aparecem comentários ou piadas ou comportamentos machistas perto de mim.

  6. Tento não falar mal de outras mulheres. Esse talvez seja o aprendizado mais difícil e confesso que ainda tenho dificuldades para manter o propósito, mas estou tentando melhorar.


São medidas pequenas, mas acho que assim dou a minha contribuição para um mundo mais igualitário.

ponte

Comentários

  1. muito bom.
    também faço isso.

    ResponderExcluir
  2. Falar mal de outras mulheres acaba sendo um "falar mal dos outros", né? Dependendo das companhias que a gente está fica difícil filtrar os assuntos. Acho que desde que virei "gente grande" tento evitar conversas deste tipo, ou então eu fico calada.
    Eu sei, é péssimo ficar calada também, mas ainda não sei uma forma de falar para os outros que não é legal sem perder o carinho e a amizade. Infelizmente nem todo mundo entende!

    Quanto a ambiente de trabalho, os homens com comportamento machista, que eram da equipe, já não estão mais por perto. Resultado, sobraram dois homens e o resto é só mulherada! Mas o ambiente ficou um lugar muito mais agradável pra trabalhar e mais aberto a idéias e opiniões. Já falei em alguns posts antigos do meu blog sobre isso. Se quiser dar uma olhada vou ficar feliz! =D

    Ps.: Conheci seu blog pela Central do Textão. Achei que curtiria saber como vim parar aqui!

    ResponderExcluir
  3. Ariani, obrigada pela visita e pela conversa! Puxa, que bom que você teve a sorte de conseguir um ambiente legal no trabalho! Vou passar lá no seu blog, sim! Volte sempre!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Bodleian Library

Jaculândia

Minha avó era blogueira?